Prefeitura Municipal promove a 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente, com a realização de palestras em escolas

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a 3ª Semana Municipal de Meio Ambiente entre os dias 05 a 09 de junho de 2023, com o tema “Soluções para a Poluição Plástica”.
A programação contou com a realização de postagens em redes sociais, palestras, panfletagem digital e presencial, produção de desenhos, redações, pesquisas, fotos e visitas de campo no Centro de Triagem da Coleta Seletiva, no Aterro Sanitário e em uma nascente recuperada pelo Projeto Águas para o Futuro e Pit Stop sobre Coleta Seletiva.
As palestras foram sobre combate às queimadas urbanas e rurais e produção de alimentos orgânicos e a coleta seletiva de resíduos recicláveis. O público-alvo da semana foram estudantes e professores da rede estadual e municipal, organizações sociais urbanas e rurais e sindicais, conselhos municipais, agentes comunitários de saúde e a população em geral.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, visam ampliar a consciência e cidadania ambiental da população, em especial, dos estudantes, sobre a importância da conscientização, mudança de hábitos e iniciativas sustentáveis para preservar nosso meio ambiente e promover um futuro mais limpo e saudável no município de São José dos Quatro Marcos. Além do secretário, participaram das ações, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson Santos de Andrade, e o Agente de Inspeção Sanitária Felipe Crispim dos Reis e o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza e o Técnico em Agropecuária Alessandro Casado da Silva.
O evento será realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Planejamento e Obras e Serviços Públicos, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAR), Escolar Estaduais e Municipais, Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
O Prefeito Jamis Silva Bolandin institui a Semana Municipal do Meio Ambiente no ano de 2021, através da Lei nº 1.825 (26/08/2021), a ser iniciada sempre no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. No dia 13 de maio de 2022, foi sancionada pela Lei Complementar nº 068, pelo Departamento de Meio Ambiente, vinculado a SEFAICO.